sexta-feira, 18 de novembro de 2022

PLANEJAMENTO

ÁREA DO MONA PEDRA DO BAÚ 


Criação 16 de Setembro 2022

Coordenação : DIEGO LUSTRE GONÇALVES

Relator: FABIO ALBERTI




MEMBROS:

ITALO CESAR MEMOLO

UDO ALEXANDER

ANGELICA TAVARES

FABRICIO HENRIQUE BARBOSA

FABIANO GARCIA

ANTONIO CALVO

VITOR SUZUKI DE CARVALHO

RAFAEL 

 




REUNIÃO EM 16 DE DEZEMBRO 2022

9:00 

CENTRO DE VISITAÇÃO MONA






ATA Nº 01 DE REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO DE PLANEJAMENTO

MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA PEDRA DO BAÚ – MONAPB

BIÊNIO 2022-2024

 

Data: 16 de dezembro de 2022

Reunião Presencial

Local: Centro de Visitantes - MONAPB

Início: 09h20

Final: 11h55

 

CREDENCIAMENTO DOS PARTICIPANTES

Conselheiros Presentes:

PODER PÚBLICO

Setor

Representante

Fundação Florestal

Diego Lustre Gonçalves

Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade

Vitor Suzuki de Carvalho

SOCIEDADE CIVIL

Setor

Representante

Setor Privado

Fabrício Henrique Barbosa

Cooperativas, sindicatos, trabalhadores e entidades de classe

Fabio Alberti Cascino

Ensino e Pesquisa

Udo Alexandre Wagner

Proprietários de imóveis

Italo Cesar Puntoni Memolo

Participantes não conselheiros:

Fabiano Garcia Gomes (Monitor BK – FF), Rafaela Adriana dos Santos (Prefeitura de São Bento do Sapucaí).

 

ABERTURA

Na sexta-feira, dia 16 de dezembro de 2022, em reunião presencial, às 09h20 tem início a primeira Reunião do Grupo de Trabalho de Planejamento criado pelo Conselho Gestor do Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú no Biênio 2022-2024. 

O gestor Diego Lustre (FF) relembrou a motivação para a criação do Grupo de Trabalho (GT), apresentando o tema do Planejamento e a importância de abordar os diversos assuntos relevante da UC de forma estratégica e objetiva. Destacou a necessidade de evitar “retrabalho” em torno de temas que voltem a ser debatidos periodicamente no conselho e de concentrar esforços com efetividade em relação ao que se entenda como prioritário e viável no biênio.

Ficaram definidos em comum acordo entre os presentes o gestor, Diego, como Coordenador do GT e eu, Vitor, como Relator.

 

PAUTA

A maior parte da reunião se deu em torno da Apresentação elaborada e conduzida pelo Diego, cujo arquivo foi compartilhado com o grupo. Destaca-se na Apresentação a centralidade do Plano de Gestão cuja elaboração e implementação coloca-se como Objetivo do presente GT.

Foi proposto e acatado o prazo de 6 meses para a elaborar o Plano de Gestão e submetê-lo ao Conselho Gestor, com a expectativa de direcionar os trabalhos dos(as) conselheiros(as) no restante do biênio vigente.

Durante a apresentação, foram detalhadas e debatidas as diversas etapas do processo de elaboração, tendo como referência as sugestões da FF contidas no “Roteiro Metodológico para Planos de Manejo das Unidades de Conservação do Estado de São Paulo”, de 2021.

Foram aprofundados os conteúdos divididos em Diretrizes e Objetivos; Diagnóstico Socioambiental; Programas, Ações e Metas; e Indicadores de Monitoramento. Mais detalhes das etapas de elaboração, bem como das características e premissas do Plano de Ação podem ser encontradas na apresentação compartilhada, ressaltando-se que o plano proposto será submetido à Plenária do Conselho Gestor. Da mesma forma, também deverão ser apresentados e debatidos periodicamente os indicadores a serem estabelecidos para o acompanhamento das ações.

Também foi destacado na reunião o papel do Plano de Ação de “formalizar” e organizar as diversas contribuições dos diferentes atores sociais representados no Conselho para a gestão da UC, o que permite a validação e valorização das ações, além da definição de prioridades e capacidade de execução diante das limitações da equipe.

Ao longo da reunião foram feitas diversas colocações e de debates em torno do histórico da UC, seus objetivos e as perspectivas para seu uso e sua relação com o entorno imediato e regional. Foi ponderado que todas as colocações deverão ser incorporadas nas diversas etapas do Plano de Gestão, destacando que deverão ocorrer, inclusive, oficinas com a presença de outros membros do conselho e da sociedade civil em geral.

 

ENCAMINHAMENTOS

 

Como próximos passos, já como parte da etapa de Diagnóstico Socioambiental da UC, foi definido que os participantes do GT irão se distribuir na tarefa de organizar e destacar as principais informações de diversas fontes de dados secundários para a construção do diagnóstico pretendido.

Os presentes foram citando diversas referências possíveis para serem utilizadas pelo GT, já ficando como responsáveis pela triagem desses itens, sendo o processo orientado pelo Diego. Foi definida a data de 27/01/2023 para a entrega das “anotações” de cada membro sobre as referências selecionadas e deliberou-se pela criação (já realizada) de um espaço virtual – Google Drive – para armazenamento e compartilhamento das informações coletadas ou elaboradas pelo GT.

 

ENCERRAMENTO

Finalmente, foram lembradas as pautas urgentes do Conselho Gestor da UC, tendo entre elas a elaboração do Plano de Gestão ora iniciada. Não havendo nada mais a ser debatido, Diego, agradece a presença de todos e encerra a reunião às 11h55min. Será enviada a todos a apresentação utilizada na reunião.

 

São Bento do Sapucaí, 16 de dezembro de 2022.

 

 

Vitor Suzuki de Carvalho

Relator do GT Planejamento



PRIMEIRA REUNIAO EM 2 DE DEZEMBRO 2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário